terça-feira, 2 de novembro de 2010

Em defesa do não fazer…

Meditar não é reflectir, mas esvaziar a mente. O silêncio desperta a alma e a mente vazia liga-nos ao Universo. O não fazer prepara-nos para o que deve ser feito.
Apesar de ser conhecida há vários milénios, essa técnica de auto conhecimento ainda é vista com estranheza por muitos. Mesmo tendo cada vez mais adeptos em todo o mundo, e sendo já recomendada por alguns médicos, meditar para os não-iniciados continua a ser "coisa de monges de cabeça rapada que vivem em mosteiros e se sentam em posição de lótus".
É compreensível, no fim de contas estar sentado atento à sua respiração, tranquilamente, não é algo muito comum nos agitados tempos que correm.
Por outro lado, como cada um sente e vive a meditação de um modo único, essa experiência é quase intraduzível. No entanto, como em tudo na vida, esse caminho pode ser aprendido caminhando.
Afinal todos nós somos capazes de meditar, em qualquer lugar, a qualquer hora, independente de termos ou não uma religião. Para iniciar essa viagem fantástica, só são necessárias duas coisas: determinação e disciplina.
Ao contrário do que muitos pensam meditar não é reflectir, é antes de mais limpar a mente de pensamentos.

Ouça o silêncio… não faça!

Boa caminhada ao encontro de si próprio.


Om Shanti!

Sem comentários:

Enviar um comentário